Biografia

 Rita Ramos Cordeiro



Rita Ramos Cordeiro é escritora, jornalista, articulista, voluntária e desenvolvedora de conteúdo para sites.

Rita nasceu em Presidente Prudente, Estado de São Paulo, no dia 15 de novembro de 1966. É casada com Roberto desde 1996 e mãe de Jonathan, 23 anos. Atualmente mora na cidade de Itu, Estado de São Paulo.

Desde muito cedo interessa-se pela literatura, quando foi incentivada a ler pelos professores e nunca mais parou.

Rita de Cássia Ramos Cordeiro fez o ensino médio e curso de auxiliar de enfermagem. Atualmente está terminando o curso de Psicanálise.

Trabalhou na área administrativa por 19 anos. Em 1996, no ano de seu casamento, conheceu o Espiritismo, encantou-se pela doutrina, tornou-se espírita e voluntária em instituições sociais da cidade de Itu.

Foi seu trabalho como voluntária na Santa Casa de Itu, no grupo de voluntários que visitavam os pacientes, que lhe inspirou a fazer o curso de auxiliar de enfermagem.

Fundou no ano de 2000 o 1.º Clube do Livro Espírita da cidade de Itu–SP, iniciando com 20 associados. No decorrer do tempo, alcançou a marca de 500 associados.

Com a renda do Clube do Livro Espírita, fundou em 2002 o CAVI - Centro de Ação Voluntária de Itu, que atua hoje com o nome de Centro de Apoio e Valorização à Infância, instituição sem fins lucrativos que desenvolve trabalhos com crianças no contra turno escolar. Gerenciou a instituição como presidente e diretora intercalando as funções até o ano de 2010.

Em 2010, fundou o Instituto Beneficente Chico Xavier de Itu, iniciando um trabalho de divulgação da Doutrina Espírita por meio Seminários, palestras e pelo site da instituição, publicando matérias, artigos e entrevista. Iniciou atuando como jornalista, diretora de divulgação, e desenvolvedora de conteúdo.

Em 2012, criou o Clube do Livro Espírita Emmanuel, que faz parte do Instituto Chico Xavier, agregando associados de todo o Brasil. Em 2013, publicou seu primeiro romance espírita, e atualmente tem sete romances espíritas publicados.

Após tantos anos trabalhando como jornalista voluntária para instituições beneficentes e seus próprios projetos, em 2016 tornou-se jornalista profissional pelo Ministério do trabalho. Neste mesmo ano criou o Informativo impresso A Serviço do Bem com o objetivo de levar informações sobre cidadania, deveres do cidadão, inclusão social, sustentabilidade, preconceito, adoção, abandono, solidariedade, direitos humanos, entre outros.

Além de divulgar seu trabalho em seu site, escreve matérias em seu blog com o mesmo objetivo de seu Informativo impresso.

 OBRAS

2013 – Nas garras do tempo

2016 – Sempre é tempo de amar

2018 – Quando você chegou

2019 – Quando a vida chama

2021 – Lembranças que não se apagam

2021 – Nas garras do tempo – Nova edição

2022 – Perdas e reencontros

2023 – Unidos pela eternidade

Comentários